Quando se trabalha com gráficos em computador existem duas técnicas diferentes para a criação, armazenamento e processamento das imagens. São os gráficos de bitmap e gráficos vetoriais, conhecidos como vetor e bitmap, ou “imagem vetorial (vetorizada) e “imagem bitmap (rasterizada).
Vamos te ajudar a entender suas diferenças e a forma como são analisados. Vetor e bitmap são os nomes dos dois tipos de imagens utilizadas em computador.
Gráficos de bitmap (raster) – São imagens formadas pixels a pixel. Os pixels são pequenos quadrados de diferentes cores que funcionam como um mosaico formando as imagens. É indicado para representar imagens de alto nível de detalhe, como foto da natureza por exemplo, essas imagens possuem transição de tons de forma sutil e na maioria das vezes são compostas por milhões de cores.
O inconveniente desse gráfico é que não se pode ampliar muito a imagem pois ela vai sofrer distorções consideráveis, perdendo definição e consequentemente a qualidade. Os formatos mais comuns de dados bitmap são PSP, BMP, GIF, JPEG e PNG para uso na NET e TIFF para uso em impressão. Ideais para apresentações fotorrealistas, imagens de efeito degradê, fotos com efeitos especiais etc... é necessário sempre estar atento aos pixels para cada tamanho de imagem.
Quando preparar imagens para impressão de alta qualidade lembre-se:
300DPI para formatos de até A3
150 DPI para formatos até A1
Não há necessidade de fechar arquivos com resolução superior a 300DPI, já que uma resolução maior não melhorará a qualidade de saída do impresso.
Gráficos com Vetor – São formados não com pixels, mas através de cálculos matemáticos executados pelo computador, produzindo linhas, curvas e formas preenchidas. Embora produzidos com cores limitadas podem apresentar gradientes e sombreamentos para produzir os mais sofisticados elementos. Ideais para logos, símbolos, desenhos e artes-finais. É um tipo de imagem versátil, pode ser usada em qualquer tamanho sem perder a qualidade.
Então o que muda de um para o outro se os dois são imagens?
Em síntese é a capacidade ilimitada de ampliação do vetor.
Vetor - Você pode criar uma imagem e amplia-la o quanto quiser que ela não perder a definição continuando com a mesma qualidade, pois ela depende da quantidade de objetos presente nela e não do tamanho da imagem em si.
Bitmap – Você cria uma imagem e à medida que ela for sendo ampliada vai perdendo a qualidade, pois ela depende do tamanho do desenho em si.
Não se esqueça que a Palamin é rápida e digital.
Um abraço e até a próxima.
Redatora: Meir Fortuna
Venha nos conhecer de perto.
PALAMIN - RÁPIDA & DIGITAL
Rua Araujo Leite, 27-72
(14) 3202-9962 | 3202-9963
Fonte:
http://bit.ly/2kHqL0K
http://bit.ly/2lYv5ZB
http://bit.ly/2kk7EJI
Comments